Navegue neste evento:
Dinamizar o setor fotovoltaico é uma tarefa que envolve toda a cadeia de valor solar, por meio de grandes profissionais que trabalham com foco, propósito e dedicação. E por que não unir esses profissionais em um grande encontro para ajudá-los a gerar negócios e renovar o conhecimento na área? A segunda edição do Encontro Nacional ABSOLAR cumpriu essa missão com alto nível nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Foram 15 sessões de conteúdo que trouxeram mais de 70 palestrantes, além da novidade do evento que foram as rodadas de negócio, que ajudaram os participantes a impulsionar o networking no setor.
Clique no vídeo para ver um breve resumo do evento.
Abaixo você confere os vídeos com o conteúdo completo, dividido por painéis.
Personalidades e autoridades do Brasil e do mundo trazem as perspectivas e oportunidades do setor solar fotovoltaico e suas expectativas de crescimento frente aos desafios enfrentados pela humanidade.
Palestrantes:
Nesta palestra, o renomado economista Alexandre Schwarstman traça um panorama geral, abordando aspectos da macroeconomia nacional e internacional e analisando seus reflexos sobre taxas juros, câmbio e a atratividade de investimentos para os setores produtivos brasileiros.
Quais as oportunidades oferecidas com o novo governo e quais os desafios que precisarão de atenção especial?
Como aproveitar as vantagens comparativas e competitivas do Brasil, em um cenário de transição energética global e diante da tendência crescente do desenvolvimento sustentável?
Palestrante:
Com a retomada da economia pós-pandemia, novos governos estaduais e federal, modernização do setor elétrico e o marco legal da geração distribuída, 2023 será um ano de grandes mudanças no Brasil. Especialistas trazem insights estratégicos sobre como essas mudanças podem impactar o seu negócio e de que forma sua empresa pode se preparar para os próximos anos.
Palestrantes:
O Brasil possui um território de dimensões continentais, por isso, garantir os insumos necessários para o desenvolvimento do setor solar FV é um grande desafio. Neste painel, são apresentadas perspectivas dos fornecedores do setor, bem como a influência do cenário internacional sobre as importações, táticas da logística, da distribuição de componentes e equipamentos e aspectos tributários que influenciam estratégias de negócios vitoriosos.
Palestrantes:
Neste painel, executivos de grandes empresas do setor solar fotovoltaico abordam suas perspectivas para o futuro do setor, principalmente em relação aos modelos de usinas, a integração das fontes renováveis e a transmissão de energia entre submercados.
Palestrantes:
Um ano após este tema ter sido regulamentado, saiba quais foram as principais evoluções alcançadas e quais são as expectativas sob a ótica da operação do sistema, do planejamento setorial e dos agentes de mercado. Entenda como as usinas híbridas e associadas contribuem para a expansão da oferta de energia elétrica com menores investimentos em expansão das redes, a mitigação de riscos comerciais, a economia na compra de terreno e em outros fatores, que permitem aproveitar melhor as sinergias existentes e a complementariedade entre as fontes renováveis.
Palestrantes:
Uma verdadeira imersão regulatória colocará em pauta o enfrentamento aos principais desafios das grandes usinas solares fotovoltaicas. Conheça as visões estratégicas de algumas das principais autoridades do setor e entenda insights dos temas mais quentes da atualidade. Como avançam as tratativas relacionadas ao constrained-off, pedidos de outorga, alterações de características técnicas ou de cronograma, leilão de margem de escoamento e muito mais.
Palestrantes:
Linhas de financiamento competitivas, capazes de abranger os diversos setores da economia e os diferentes perfis de consumidores tornam-se cada vez mais relevantes. Neste painel nossos convidados mostram como são estruturados os principais negócios do setor solar fotovoltaico e a importância do financiamento em toda a cadeia de valor.
Palestrantes:
Seguindo tendência já experimentada por outros países, o setor elétrico brasileiro caminha para a abertura total do mercado, permitindo que consumidores de todos os segmentos e portes possam escolher de quem comprar energia elétrica. Compreenda as singularidades dos ambientes de contratação de energia regulado e livre, descubra quais são os detalhes capazes de fazer a diferença no seu negócio e nos negócios dos seus clientes.
Palestrantes:
Em um mercado com mais de 25 mil empresas, um dos grandes desafios é a diferenciação da sua concorrência, para conquistar o cliente e fechar negócio. No Programa de Certificação Voluntária Qualidade ABSOLAR, empresas são avaliadas por entidades independentes e conquistam um selo que proporciona maior confiança e solidez para sua marca.
Neste painel, conheça a visão e relevância dessa certificação para bancos, e outros players do setor e um case de sucesso pioneiro.
Palestrantes:
A energia elétrica gerada por sistemas fotovoltaicos, quer sejam grandes usinas ou pequenas e médias instalações conectadas à rede de distribuição, entregam diversos benefícios para o sistema elétrico. Sem que sejam explicitamente valorados, muitos destes benefícios são percebidos no preço da energia elétrica de todos os consumidores, mesmo para quem não faz uso direto desta energia limpa, competitiva e abundante.
Este painel apresenta o estado da arte relacionado à Lei nº 14.300/2022 e a valoração dos benefícios da geração própria de energia solar, incluindo seus reflexos para o mercado livre de energia.
Palestrantes:
Atualmente, o hidrogênio verde (H2V) é uma das mais promissoras tendências mundiais para solucionar desafios relacionados à descarbonização.
Sua produção requer grandes quantidades de energia elétrica de fontes renováveis.
Neste painel conheça: o papel e as oportunidades para a fonte fotovoltaica no Brasil, a partir de casos reais; tecnologias de eletrólise da água; as aplicações do H2V; modelos de negócio promissores para o país; e as perspectivas quanto à viabilidade econômica.
Palestrantes:
Os recursos de armazenamento de energia elétrica, em suas variadas formas, possuem diversas aplicações e são capazes de prestar múltiplos serviços para o setor elétrico. A demanda por esse tipo de tecnologia deve aumentar nos próximos anos, especialmente com a maior inserção de fontes renováveis variáveis na matriz elétrica. No entanto, barreiras regulatórias, tributárias e a ausência de correta monetização dos benefícios e serviços ainda dificultam o desenvolvimento da tecnologia no Brasil. Entenda o que é necessário para que o armazenamento de energia elétrica cresça no País, conheça oportunidades e tendências desse mercado.
Palestrantes:
Ações globais para adaptação às mudanças climáticas trazem maior protagonismo para as energias renováveis, com grande destaque da pauta ESG no mundo.
Quais foram as principais pautas discutidas na COP27 no Egito e como os benefícios associados à fonte solar FV contribuem para o desenvolvimento social e na busca por um planeta mais inclusivo e sustentável.
Palestrantes:
Clique e confira nosso resumo executivo, um texto técnico que captura os momentos-chave de cada painel do evento.
Se as imagens falam mais alto para você, não perca nossa galeria de fotos! Clique e mergulhe nos momentos que marcaram o evento.